CONSULTA PEDIÁTRICA PRÉ-NATAL


A Perinatologia é a divisão da Medicina que compreende a assistência ao binômio mãe-filho desde 26 semanas após a fertilização até 28 dias após o nascimento. É um período importante pois permite antecipar riscos e proporcionar à criança intervenções 
obstétricas, pediátricas, familiares e sociais, visando maior qualidade de vida e redução da mortalidade infantil.

Uma consulta pediátrica pré-natal, que deve ser realizada no terceiro trimestre da gestação, inicia a assistência à saúde da criança antes do nascimento. É uma consulta que oportuniza um vínculo afetivo-profissional precoce entre os pais e o Pediatra.

Os benefícios vão desde a antecipação de situações de risco através da coleta de dados da saúde dos pais, hábitos de vida da família e intercorrências na gestação. A consulta ainda esclarece a família sobre os principais eventos perinatais, como por exemplo os tipos de parto e sua repercussão para o bebê, a assistência pediátrica na sala de parto, a importância do aleitamento materno nos primeiros minutos de vida, testes, exames e imunizações ao nascer, podendo também, estabelecer um canal de comunicação entre o Pediatra e o Obstetra objetivando identificar situações de riscos para o bebê.

E você já fez alguma consulta pediátrica pré-natal do seu filho? Conte-me como foi! E se você gostou deste post, compartilhe com alguma família grávida.

Pequenos gestos podem fazer muita diferença.

Dr André Andrade | Pediatra
CRMSP 214936 | RQE 87629

@drandre.andrade